

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.
Tânia Paias, psicóloga clínica e coordenadora do Portal Bullying, defende que é preciso desconstruir conceitos, trabalhar as emoções e debater questões de cidadania nas salas de aula. |
![]() |
Os pais devem promover o diálogo, estar atentos, participar na vida dos filhos, fomentar uma liberdade controlada. Os jovens devem compreender os valores individuais e grupais e sentirem que em casa há apoio e compreensão. As escolas devem responsabilizar os actos de quem pratica bullying e proteger as vítimas. Tânia Paias, psicóloga clínica e coordenadora do Portal Bullying, defende uma intervenção em várias frentes. Há sempre motivos para preocupações quando se fala de bullying. "O necessário é que não se associe o bullying a coisas de miúdos", salienta. Por outro lado, Tânia Paias recorda que há estudos que revelam que os casos de bullying estão a diminuir e que as escolas estão atentas ao fenómeno e a implementar medidas de combate e prevenção. "É necessário que os próprios adolescentes possam ser agentes activos na disseminação do bullying, para tal é necessário que conheçam a realidade de quem é vítima e quais as suas repercussões", sublinha. O Portal Bullying, em www.portalbullying.com.pt, entrou em funcionamento em Fevereiro deste ano e é um espaço de partilha. Uma equipa de técnicos está online para ajudar quem pede apoio. Mais informações no site Educare.pt |
Mas porque é que temos hora de verão? E quem foi o responsável por esta medida?
Tudo começou em 1784, quando ainda não existia luz eléctrica, Benjamin Franklin (conhecido pelas suas experiências com a electricidade) propôs adiantar os relógios para que se pudesse aproveitar melhor as horas de sol.
Mas a sua ideia não foi muito bem aceite pelo governo norte-americano.
Mais tarde, em 1907, foi a vez do inglês William Willett, da Sociedade de Astronomia Real, a tentar a sua sorte junto da sociedade britânica com a mesma ideia. Mas também não teve sucesso.
O primeiro país que adoptou oficialmente o horário de Verão foi a Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial.
Qual o objectivo da mudança de hora?
O grande objectivo do horário de Verão é poupar energia, visto que temos mais tempo de luz solar do que no Inverno.
No entanto, esta medida só funciona nos países que estão mais distantes da linha do Equador. É que quanto mais longe, mais longos são os dias e consequentemente obtém-se mais luz solar.
No caso do Brasil, por exemplo, esta medida não traz grandes vantagens porque, como está mais próximo do Equador, os dias e as noites têm uma duração igual ao longo do ano.
Horário de Verão em Portugal
No nosso país o horário de Verão iniciou-se em 1916. No entanto, a mudança de hora nesta altura do ano não foi cumprida à risca! E, por isso mesmo, durante 14 anos não houve horário de Verão em Portugal.
Em 1997, o Parlamento Europeu decidiu uniformizar o horário de verão na Europa.
Actualmente, o horário de verão em Portugal começa a partir do último domingo de Março até ao último domingo de Outubro, altura em que voltamos a mudar os relógios.
Curiosidades:
- Durante o horário de Verão é normal haver luz solar entre 18h30min e 20h15min.
- Esta mudança de hora pode criar alguns problemas nos computadores! Muitas vezes, os informáticos têm de desligar e voltar a ligar os sistemas informáticos, principalmente em grandes empresas.
- No Verão, quando mudamos a hora, dormimos menos 1 hora e os dias são mais longos. Esta alteração de horário pode deixar as pessoas menos produtivas durante os primeiros dias, e até ao corpo habituar-se à nova rotina.